CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
L A C T E A
LABORATÓRIO ABERTO DE CIÊNCIA,
TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E ARTE
FORMULÁRIO DE DESCRIÇÃO DE PROJETO
1. TÍTULO
Carneiro Hidráulico – Praticidade e Sustentabilidade
2. EQUIPE (curso / e-mail de contato / assinatura)
Alunos participantes:
Albert Alves / aab909@hotmail.com
Flávia Ferreira / flavinhafp_sl@hotmail.com
Igor Henrique / igor_3764@hotmail.com
Raul Almeida / raulalmeidas@hotmail.com
Professor orientador/coordenador do projeto:
Anderson Higino
3. SITUAÇÃO–PROBLEMA
Reproduzir e explicar o funcionamento de um carneiro hidráulico, a fim de difundir o seu uso entre engenheiros em formação, demonstrando sua viabilidade e incentivar o seu emprego em estabelecimentos rurais de pequeno e médio porte, uma vez que este é um método de bombeamento de água de baixo custo e o cenário mundial carece de fontes sustentáveis e alternativas de energia.
4. OBJETIVOS
Objetivo geral:
Além de explicar o seu funcionamento, buscaremos estabelecer possíveis melhorias e inovações para o projeto, e/ou adaptações para situações do cotidiano, tornando-a economicamente viável. O projeto será direcionado ao público acadêmico em geral, e pessoas que se interessarem pela sua aplicação. O carneiro-hidráulico será constituído por materiais de baixo custo, como produtos recicláveis e peças hidráulicas de fácil obtenção.
Objetivos específicos:
Selecionar e montar as peças, definir um local para o armazenamento da água a ser bombeada e definir como vedaremos o carneiro.
5. JUSTIFICATIVA
Devido à atual carência de recursos naturais, juntamente com a necessidade de maior emprego de métodos ecologicamente corretos, visaremos encontrar uma solução sustentável para suprir a necessidade de bombeamento de água em pequenas propriedades. O carneiro hidráulico aparece como uma boa alternativa, pois, apesar de ser um invento antigo e ter perdido espaço para as bombas elétricas, necessita de pouca manutenção, atende aos nossos requisitos em relação à natureza e é eficiente. Portanto, esse projeto tenta resgatar, no meio acadêmico, a relevância da utilização do carneiro. Porém, algumas dificuldades já estão previstas como a aquisição do material e a vedação do carneiro. Para suprir tais dificuldades, analisaremos com cuidado o projeto a ser seguido, procurando possíveis falhas para que possamos encontrar caminhos tanto na questão da vedação quanto na de aquisição de material antes mesmo de construí-lo. Teremos como principal fonte de informações artigos publicados na internet e o auxílio do professor.
6. METODOLOGIA (MATERIAIS E MÉTODOS)
Para a construção do carneiro hidráulico iremos utilizar materiais alternativos como: Garrafa Pet, Bucha de Redução, Tê de PVC, Niple de PVC e galvanizado, Válvula de retenção vertical, Válvula de Poço, Parafusos, Porcas, Arruelas, Mola.
Os métodos utilizados serão
7. ETAPAS
ETAPAS | Critérios e Instrumentos de Avaliação | Avaliadores |
1. Planejamento: 1.1 Elaboração do escopo do projeto; 1.2 Estudo de viabilidade; 1.3 Orçamento; 2. Definição do cronograma: 2.1 Listagem das atividades a desempenhar (check list); 2.2 Programação semanal das atividades; 2.3 Distribuição das tarefas (por aluno); 2.4 Controle e avaliação das atividades desempenhadas; 3. Produção: 3.1 Listagem dos materiais; 3.2 Recebimento dos materiais; 3.3 Aplicação de possíveis inovações; 3.4 Montagem dos componentes; 3.5 Testes de funcionamento; 3.6 Retoques finais (acabamento); 4. Redação do relatório final: 4.1 Elaboração do relatório final 5. Apresentação do projeto: 5.2 Avaliação do professor orientador; 5.3 Apresentação final; | Relatórios semanais, exposição interna e externa, avaliação do professor orientador, controle das atividades; | Professor orientador: Anderson Higino |
8. CRONOGRAMA DE TRABALHO
ETAPAS | INÍCIO | FIM |
1. Planejamento 2. Definição do cronograma 3. Produção 4. Redação do relatório final 5. Apresentação do projeto | 17/03 31/03 07/04 02/06 23/06 | 31/03 07/04 02/06 23/06 23/06 |
9. ORÇAMENTO
Custo irrisório, materiais reciclados ou de fácil obtenção. Os materiais serão “doados” por um depósito de construção.
9.1 CUSTEIO
Nulo.
9.2 CAPITAL
Não será necessário a capitação de recursos por meio terceiros.
10. REFERÊNCIAS
Literatura especializada.
http://www.feiradeciencias.com.br – data de acesso: 17/03/2010
“CARNEIRO HIDRÁULICO, O que é e como construí-lo”, FILHO, Geraldo - Centro Nacional de Referência em Pequenos Aproveitamentos Hidroenergéticos.
Belo Horizonte, 07/04/10
Nenhum comentário:
Postar um comentário